CASAS ITAPETININGA Itapetininga/2017

IMAGENS DESENHOS
X

DADOS

CASAS ITAPETININGA
Ramo de Atividade:  Casas Unifamiliares em Condomínio
Cliente:  C2D Incorporadora e Construtora
Localização:  Itapetininga/S.P.
Área  dos  4  Terrenos:  750,00m2
Área Construída  Total:  542,02m2
Área Const. C28 e C30:  133,62m2
Área Const. C29 e C31:  137,39m2
Ano do Projeto:  2017
Ano de Conclusão:  Em orçamento
 
 
 
 
 
 
 
 

X

TEXTO

1.  ANÁLISES:
 
A grande maioria das residências construídas no Condomínio Residencial Reserva das Paineiras em Itapetininga, são construídas ocupando praticamente todo o terreno, algumas com edículas nos fundos e o pouco espaço livre descoberto que sobra é utilizado apenas como passagem, não tendo um jardim ou área de lazer para o morador desfrutar.
 
2.  O PROJETO:
 
O projeto aqui apresentado explora ao máximo o uso do fundo do terreno para área de lazer e jardim, bem como preza pela PRIVACIDADE de cada unidade.  Por se tratar de quatro terrenos com matrículas individuais, sendo um ao lado do outro, a estratégia do projeto foi desenvolver duas tipologias de casas, com fachadas ligeiramente distintas e com variação nos recuos de frente gerando assim um conjunto de 4 casas com fachadas dinâmicas que dão a impressão de movimento e ao mesmo tempo tem o uso dos mesmos materiais formando assim um conjunto uniforme.
 
A implantação das casas é levemente escalonada com o mínimo de movimentação de terra e compensação de corte e aterro.  A garagem coberta segue o perfil natural do terreno sendo implantada no nível mais baixo do projeto de cada casa.
 
O nível do pavimento térreo de cada casa é ligeiramente mais alto que os níveis das casas já construídas e por ser um sobrado, a vista do bosque existente é contemplada para quem olha pela varanda da suíte principal.
 
Visando a privacidade dos moradores as janelas para a rua são altas com objetivo de se criar ventilação cruzada e se evitar algo comum em projetos desse tipo, onde a vista da área social é a garagem de veículos.  No caso desse projeto, a vista da área social é o jardim dos fundos do terreno.
 
As casas são implantadas e resolvidas de forma compacta a fim de liberar ao máximo áreas de jardim e lazer nos fundos do terreno, onde a área social tem grandes aberturas para a área externa porém protegidas do tempo pela projeção do pavimento superior.

X

CRÉDITOS

FICHA TÉCNICA
Autor do Projeto:  Zeppelini Associados Arquitetura
Arquiteto Responsável: Msc. Arq. Fábio Zeppelini
Equipe:  Msc. Arq. Fábio Zeppelini
Perspectivas Eletrônicas:  Arq. Saulo Querino
Incorporação:  C2D Construtora e Incorporadora
Responsável Técnico:  Msc. Arq. Fábio Zeppelini
Levantamento Planialtimétrico:  Relevo Topografia
Sondagem:  WPP Serviços Geotécnicos Alphasonda
                   (Geol. Waldemar Pastore Jr.)
Projeto Estrutural:  Eng. Oswaldo Pereira da Silva
Projeto de Instalações:  Ramoska & Castellani
 
FORNECEDORES
Construção:  à definir
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

X

Vídeo